Press "Enter" to skip to content

“Um país rico é um país sem pobreza”

 

Esta frase dita pela presidenta Dilma tem rendido inúmeros comentários e críticas cruéis feitas pelos usuários do Facebook… Ao contrário da maioria das pessoas, penso que, ao invés de absurda, essa seja uma das frases mais filosóficas ditas por uma autoridade brasileira dede que eu me conheço por gente quase politizada…

Existem muitos aspectos nas entrelinhas que podem e devem ser analisados por nós, simples mortais, acerca do verdadeiro sentido dessas oito palavras…

Imaginemos um país rico. Qualquer país… Pode ser esse aí que se acha poderoso e se impõe chamando seus habitantes de Americanos, esquecendo-se que a América vai muito além dos Estados Unidos. Aliás, de unido só tem o nome, já que seus estados são quase independentes e possuem as próprias leis…

Esse mesmo aí, que fala Inglês e se julga dono do mundo… É um país rico. Certo?… Ok! Mas a riqueza toda do país mais rico do mundo (ou quase), está na mão de quem?… Quantas pessoas usufruem dessa riqueza de que tanto se gabam?… Certamente não está na mão da maioria da população da grande nação americana. Grande, porém não única… População esta que ainda não conta nem com um sistema de saúde pública, coisa que o Brasil já tem há muito tempo, apesar de muitos governos anteriores tentarem sucatear o SUS para justificar a privatização. Não conseguiram, graças ao primeiro operário presidente desta nação, sucedido pela primeira mulher a alcançar o cargo mais importante do país depois da princesa Izabel…

Pois bem, os países ricos também têm pobreza… E muita… Pois para sustentar o posto de país rico é preciso que os pequenos sejam sacrificados. Portanto, a meu ver, a intenção da presidenta ao dizer estas palavras, foi revelar a vontade de fazer o país crescer sem sacrificar ainda mais aqueles que levam a nação nas costas: os trabalhadores, como eu e você… Se esta vontade é verdadeira, não cabe amim julgar, porém sabemos que nosso país está longe de ser rico, mas está a caminho… E quanto mais crescer, que cresçam também os pobres. Estes crescendo, deixam de ser pobres, enfim, o Brasil tornar-se-á um país rico e sem pobreza…

No entanto, levando-se em conta que os países ricos têm a pobreza acentuada, isso torna-se um sonho utópico, apesar de não ser impossível… Se tiver boa vontade para trabalhar em favor do povo, chegaremos a um país rico e sem pobreza… Mas existem muitos “podres de rico” a quem interessa que o país continue pobre e com mão de obra barata para bem servi-los, inclusive grande parte deles está lá no planalto, criando e votando as leis em favor do quê?… Da riqueza do país pobre…

Me perdoem os que discordam, mas esta frase faz muito sentido para mim e para os excluídos da sociedade… O que mais me admira é que essas críticas ao valor semântico da frase, partem dos pobres que poderiam ter seu padrão de vida melhorado se vivêssemos num país rico e sem pobreza…

www.marciogoes.com.br

www.portalcacador.com.br

www.cacador.net

www.portalcdr.com.br

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *